quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma breve reflexão: A mulher adúltera.

“Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou?’. ‘Ninguém, Senhor’, disse ela. Declarou Jesus: ‘Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado’.”
João 8.10-11

            A passagem é bem conhecida dos evangelhos. Muito provavelmente o subtítulo dessa narrativa em sua Bíblia, seja: “A mulher adúltera”. Jesus havia acabado de passar a noite orando no Monte das Oliveiras. Estava cheio de GRAÇA. Logo “ao amanhecer Ele apareceu novamente no templo”. Como bom rabino e mestre, Marcos ressalta que “todos ficavam maravilhados com seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei” (1.22). No pátio do Templo, “o povo se reuniu ao redor de Jesus, e Ele se assentou para ensiná-lo”, conforme a tradição de sua época. O que o Mestre não esperava era a cena que estava por vir.
            Um grupo de religiosos - escribas e fariseus – arrastaram uma mulher que havia sido pega em flagrante adultério, “fazendo-a ficar de pé no meio de todos” (v.3). A maneira como a trouxeram, sugere o texto – implicitamente – que ela havia caído no chão. Philip Yancey afirma que “segundo o costume, despem-na da cintura para cima como prova de sua vergonha. Aterrorizada, indefesa, publicamente humilhada, a mulher encolhe-se diante de Jesus, com os braços cobrindo os seios desnudos”.
            A intenção dos religiosos era bem clara. Procurar uma acusação contra Jesus (v.6). Esse é o retrato do legalismo quando na verdade o que menos importa é a vida. A vergonha daquela mulher foi utilizada pelos fariseus como joguete de suas intenções sobre do que acusar Jesus. Eles não tinham o direito de fazer isso com ela. Ninguém tem o direito de se valer da vergonha alheia para intenção alguma.
            Estes diziam a Jesus: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?” (v.5).
            Algumas reações de Jesus – confesso – me deixam perplexo diante das circunstâncias. Em Lucas 4.29, encontramos o seguinte registro: “E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo. Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se”. Mas como assim? A situação era de morte! O desejo dos religiosos era empurrar Jesus abaixo do monte. E Jesus, porém, com a maior tranqüilidade, passa por entre eles e se retira?! Isso mesmo! Agora, diante de um possível apedrejamento, uma cena grotesca – digamos assim – enquanto a lei de Moisés a condenava à morte por apedrejamento para o adultério, a lei romana proibia os judeus de realizar execuções, Jesus, “inclinando-se escrevia na terra com o dedo” (v.6). Surreal! Alguns estudiosos tentaram decifrar – baseados em conjecturas – o que na verdade Jesus poderia estar escrevendo naquele momento. Longe de levantar tal questão – esse não é o objetivo – vamos analisar o seguinte: Talvez algum dia você tenha feito o mesmo que Jesus, com um pequeno galho de uma árvore, tenha desenhado ou escrito seu próprio nome no chão empoeirado ou quem sabe sobre a areia ou terra mesmo; no entanto, logos após o vento que levanta a poeira do chão, alguns minutos a mais e pronto. O que você havia acabado de escrever some com os pequenos grãos arrastados pelo seu pequeno galho, levados pelo vento. Apagado.
Mas os religiosos parecem não entender bem a atitude de Jesus. Eles insistem com a pergunta; eles queriam lhe acusar de alguma forma e não era de escrever no chão que poderiam acusá-lo. Eles precisam das palavras de Jesus. Ponto!
As palavras Jesus penetram na alma do ser humano. Somente Ele como ninguém, consegue descortinar aquilo que nós escondemos no mais íntimo do nosso ser. No caso dos fariseus, as palavras de Jesus desmontam uma hipocrisia gritante. “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”. (v.7). Observem que Jesus coloca sob a mesma esteira o escândalo sexual daquela mulher com os demais pecados cometidos pelos religiosos. Ao contrário do que poderíamos imaginar, a pergunta de Jesus não é: “Aquele que dentre vós nunca adulterou seja o primeiro que lhe atire a pedra”. Jesus pega no contrapé dos religiosos. Eles não esperavam por uma resposta que refletissem suas próprias transgressões.
“E tornando-se a inclinar-se, continuou a escrever no chão” (v.8)
Jesus parecia estar mesmo bem seguro de suas palavras e do que estava por acontecer. Ao mesmo tempo, podemos também considerar uma resposta um tanto quanto arriscada, já que os fariseus zelavam pela religiosidade aparente, era bem provável que ali algum deles poderia levantar a sua mão e jogar uma pedra na direção daquela mulher, só para não perder a pose. Mas não é isso que acontece. “Mas ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência” (v.9a). A palavra de Jesus trouxe-lhes às suas consciências a condenação dos seus próprios atos. “Foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos”. Esse é outro ponto do versículo que me chama atenção. Por que os mais anciãos foram os primeiros a se retirar? Talvez a consciência tenha-lhes pesado mais? E se os mais jovens foram os últimos a se retirar, podemos supor que houve resistência da parte de alguns? A verdade é que “ficou só Jesus e a mulher no meio onde estava” (v.9).
Talvez se aquela mulher não tivesse sido pega em flagrante, ela nunca teria se encontrado com Jesus.
Talvez se aquela mulher não tivesse sido pega em flagrante, ela nunca teria repensado as suas atitudes.
Talvez se aquela mulher não tivesse sido pega em flagrante, ela nunca teria recebido o perdão e a possibilidade de uma vida liberta do pecado.
Mas Jesus estava sentado, escrevendo no chão e “erguendo-se Jesus e não vendo ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: ‘Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou’” (v.10). “Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: ‘Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (v.11).
Jesus havia concedido perdão e graça ao rapaz que estava sobre a maca em Marcos 2.5: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados’”. Nessa mesma passagem, Jesus havia afirmado: “Mas, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” (Marcos 2.10). João ainda registra: “Jesus lhes deu essa resposta: ‘Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz” (João 5.19). Nessas mesmas palavras, as atitudes de Jesus revelam um reflexo do Pai. Essas deveriam ser as mesmas atitudes de todo aquele que se considera filho.
Desmond Tutu afirma em seu livro: “Deus não é cristão e outras provocações” que: "[...] Fomos feitos para proclamar o Deus do amor, mas, como cristãos, somos culpados de semear o ódio e a suspeição”.  E vou mais além: fomos feitos para proclamar o Deus do amor, mas, como cristãos, somos culpados por condenar o próximo e nos colocamos à parte como não tivéssemos pecados. Foi Jesus mesmo quem disse: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” (Lucas 6.41). A grande lição que tiro do texto, amado leitor (a), é que o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus não tem pedras nas mãos. Quem tem pedras nas mãos é a religião. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus é puro amor e graça. A religião é condenação. Jesus não veio para julgar o mundo, mas para salvá-lo (João 12.47).

22 comentários:

  1. Perfeito Irmão! A Inspiração e a Essencia do Amor,de Cristo está nesse texto.
    Parabéns. E que Deus continue de usando cada dia mais. #Pastor, #Teólogo e #Escritor!
    Irmã: Letícia Alecrim

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A MULHER ADULTERA

    Do capitulo 7 a partir do versiculo 53, até o capitulo 8 versiculo 11 do evangelho segundo João, vemos uma passagem bonita e inspiradora que não aparece em nenhum original deste evangelho. Nem nos melhores manuscritos gregos ou mesmo na versão semita deste evangelho consta tal passagem.

    Na nota de rodapé da biblia de Jerusalém diz:
    "Esta perícope omitida nos mais antigos documentos (manuscritos, versões e padres da igreja) colocada alhures por outros, deixa transparecer o estilo sinótco e não pode ser de João. Poderia ser atribuida a lucas (cf Lc21+38).Sua canonicidade e seu valor histórico, no entanto, não sofrem contestação."

    Na biblia de estudos de Genebra diz:
    "Estes versiculos não ocorrem na maioria dos melhores manuscritos gregos desse evangelho. Os manuscritos antigos em que esses versiculos ocorrem o colocam em lugares diferentes (aqui; após 7,36; após 21,25; após lucas 21,38; e após lucas 24,53). A partir de 7,53 e 8,1, fica claro que a localização dessa narrativa não é original, pois Jesus não estava presente na reunião descrita em 7,45-52. Essa evidência sugere que esses versiculos não faziam parte do original deste evangelho, mas que provavelmente tem origem apostolica e reproduzem um incidente

    ResponderExcluir
  4. O Codex Sinaiticus, que é a versão da Bíblia, o manuscrito mais antigo conhecido da Bíblia não tem tal passagem, assim como a Codex Vaticanus a não tem tampouco. Por isso é mais um acréscimo fraudulento dos Cristão, neste caso praticado pela Bíblia Inglesa do Rei James. O Cristianismo é pródigo em mentiras e falsificações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito meu amigo Vítor concordo cm vc esse texto e mas um acréscimo do cristianismo na santa palavra de Deus. Por isso q e importante os estudos.

      Excluir
    2. As pessoas é quem decidem no que acreditar...Se você come somente legumes, eu não tenho direito nenhum de menosprezar vc...e se eu como de tudo, vc não tem o direito de me julgar. Dentro do que foi abordado acima, quem está certo? Eu, que decidi acreditar? Ou vc, que decidiu não acreditar? PENSE NISSO:)

      Excluir
    3. Senhor Vitor campos como VC pode provar q esses manuscritos q VC diz ser original e original,cuidado nas suas afirmações,VC para mim não passa de um besta querendo aparecer se achando tal,respeite os cristãos

      Excluir
  5. Quantas vezes apontamos erros alheios nos esquecendo que também somos pecadores! Graças a Deus, podemos contar com Suas misericórdias para não sermos consumidos por causa dos nossos pecados. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3,23. Peçamos perdão pelos nossos pecados para depois ajudarmos em oração àqueles que também precisam de perdão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que me impressionou no texto da mulher adultera? Ela não pediu perdão e Jesus não lhe atribuiu condenação alguma. Isso me faz lembrar a celebre frase de Jesus, "Pois o que é mais fácil dizer: Os teus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda?’"...

      Excluir
  6. Se deixarmos nos guiar pelo Espirito Santo, este detalhe da autenticidade do texto sera o que menos importa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeiramente irmão,pois O proprio Cristo nos concede por graça o Espirito de entendimento,e sendo Esse Espirito da parte de Deus tudo se torna uma mera questao de semantica.Que o Senhor seja contigo

      Excluir
    2. E a proposito sou cristã Católica e gostei mto das publicações parabens pela profundidade e simplicidade de linguagem.

      Excluir
    3. E a proposito sou cristã Católica e gostei mto das publicações parabens pela profundidade e simplicidade de linguagem.

      Excluir
    4. Verdadeiramente irmão,pois O proprio Cristo nos concede por graça o Espirito de entendimento,e sendo Esse Espirito da parte de Deus tudo se torna uma mera questao de semantica.Que o Senhor seja contigo

      Excluir
    5. Muito,bom o estudo.Foi um aprendizado entanto.Bençao pura

      Excluir
  7. Tudo que foi escrito na bíblia foi inspirado pelo espirito santo de Deus, ele é soberano em tudo, se ele fala através do seu espirito santo com os homens usando esse texto, o comprovamento e autenticidade de tal fato, não nos deixa menos crentes !!!

    ResponderExcluir
  8. Tudo que foi escrito na bíblia foi inspirado pelo espirito santo de Deus, ele é soberano em tudo, se ele fala através do seu espirito santo com os homens usando esse texto, o comprovamento e autenticidade de tal fato, não nos deixa menos crentes !!!

    ResponderExcluir
  9. Achei interessante todos comentários, mas não podemos esquecer quem convence é o Espírito Santo de Deus!

    ResponderExcluir
  10. A letra mata o espírito é que vivifica lindo estudo o problema é que os que acha qUE sabe muita coisa não faz nada.respeite os cristãos se não faz nada pra ajudar fica calado.

    ResponderExcluir
  11. tentem se alemnbrar de tudo que passou por nossos pensamentos somente este mes que se pasoou,e vejam se nao vãõ entender onde chegou esta mensagem.
    A PAZ DO SENHOR ATODOS.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus que palavras poderosas e ricas para nossas vidas .

    ResponderExcluir