quarta-feira, 15 de maio de 2013

Amando a Deus vivendo Cristo: O amor que gera intimidade.

“Pai nosso que está nos céus”.
Mateus 6.9

            Em tempos do Antigo Testamento, toda aproximação mediante a Deus, se fazia por meio de sacrifícios, através de uma pessoa única e exclusiva: o sacerdote. Ainda existia um véu – de grande espessura – que separava o local sagrado da presença de Deus, o Santo dos Santos. Mas todo esse protocolo foi “quebrado” quando Jesus chamou Deus de Pai. A palavra utilizada por Jesus em hebraico, equivale ao termo: “Abba”. Somente Jesus ousou chamar Aquele que tinha seu nome impronunciável – YHWH – isto é, Deus; de “Abba”. Os profetas e escritores do Antigo Testamento consideravam Deus como Pai, mas jamais ousaram se dirigir a Ele dessa maneira.
            “Abba é um vocábulo que nos faz lembrar o balbuciar de um bebê que ainda não aprendeu a falar. Alguns tradutores sugerem que o mais próximo que temos em português é a expressão de nossa infância, “papai”, “paizinho”, mas não chega a tanto [...] Jesus nos incentiva a tratar o Deus Altíssimo como Abba”.
            Mas observe que na oração de Jesus, Ele se refere ao “Pai nosso que está nos céus”. Mas, após o evento de Pentecostes no livro de Atos, o pastor e teólogo batista, Ariovaldo Ramos afirma que: “Deus trocou de endereço”. Ele não só habita nos céus, mas também na terra entre os homens. Jesus mesmo disse que aonde dois ou mais se reunirem em seu nome, ali, Ele estaria em nosso meio (Mateus 18.20). E onde a Jesus se faz presente, Deus, o Pai, também se faz presente junto com a Trindade, haja vista que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, são um. Esse é o mistério presente ainda hoje, além da capacidade de compreensão humana. Já dizia um cantor popular: “Quem me dera ao menos uma vez entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”
            Mas é justamente o amor que Deus tem por nós que nos possibilitou e nos possibilita uma aproximação sem protocolos, sem burocracias. E nós, colocamos esse ciclo em movimento quando nos aproximamos diante d’Ele, única e exclusivamente, por amor. Um amor que gera intimidade.
            Diante de Deus, o impostor que vive em mim fica completamente desnudo. Despido. Não precisamos deixar de ser o que somos, nem esconder as nossas mazelas e as nossas feridas para passarmos uma falsa imagem de que somos fortes e que conseguimos suportar muito bem os obstáculos da vida. Não! Não conseguimos. Brennan Manning afirma que: “Nós nos recusamos a ser o “eu” verdadeiro até mesmo diante de Deus – e aí nos perguntamos por que nos falta intimidade com Ele”.
            Tiago afirma em sua epístola no capítulo 2, verso 23: “Cumpriu-se assim a Escritura que diz: ‘Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça’, e ele foi chamado amigo de Deus”. Abraão porque creu, obedeceu quando chegou a oferecer seu filho Isaque e foi justificado, tornando-se amigo de Deus. Existe um louvor infantil da cantora Aline Barros, onde ela faz as crianças cantarem: “Eu quero ser amigo de Deus”. É justamente esse amor puro de uma criança, na intimidade do dia-dia, em nossas orações, que temos a graciosidade de chamarmos Deus de Pai e amigo. Jesus ainda nos diz: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que lhes ordeno” (João 15.14).
            Lá no “comecinho” da Bíblia, encontramos um homem que pouco sabemos a história, ou melhor, nada sabemos senão que “Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia chamado para si” (Gênesis 5.24).
            Devemos andar com Deus de tal maneira que sejamos íntimos de Deus; como quem se aproxima por amor; como quem se aproxima única e exclusivamente porque “o véu do santurário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15.38). E porque cremos no seu nome, recebemos o direito de sermos filhos de Deus (João 1.12).

Que possamos pedir em oração a intimidade necessária, que gera amizade, amor, santidade e devoção, a fim de que nós andemos com Deus e isso já nos basta.




Bibliografia utilizadas: 
Talmidim: O passo a passo de Jesus. Ed René Kivitz
O impostor que vive em mim. Brennan Manning

Nenhum comentário:

Postar um comentário