sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A ENCARNAÇÃO DO AMOR: Entre o milagre e a cura


Esse é o mês que celebramos o nascimento de Jesus. [Essa talvez seja a maneira mais simples de falar, e, também mais pobre e menos poética]. Ou melhor [permita-me reformular a introdução], esse é o mês que celebramos a encarnação do Amor em Jesus Cristo. Se Deus é amor (I João 4.16), e se amar é um verbo, e o Verbo se fez carne (João 1.14), então é correto afirmar o que se pretende com: A encarnação do amor em Jesus Cristo.

Isso se aplica a todas as atuações de Jesus de Nazaré, e as intervenções do Deus na história.

E diz respeito a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10.38)

          Essa é a vocação para o qual fomos chamados pelo Nazareno, fazer o bem. Essa é a dimensão do Reino aqui e agora e o ainda não. Aqui e agora porque ele pode ser sinalizado em nossas ações neste presente momento, e ainda não porque de fato, esse Reinado ainda não se consumou por completo no khronos. Para a promessa do Reino que se estabelecerá por completo:

“Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram.” (Apocalipse 21.4)

“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leão e o animal de engorda viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias se deitarão juntas; e o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da cobra, e a desmamada porá a mão na cova da víbora. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Isaías 11.6-9)
            
Mas, como afirmamos, a dimensão deste Reino pode ser vivida aqui e agora, quando encarnamos o amor de Jesus e vivemos nessa dimensão.

Essa é a dimensão que Francisco Bergoglio resolveu sinalizar como forma de expressão do Reino através de suas ações.
           
Nas palavras de Vinicio, o homem desfigurado pelos inúmeros tumores que encobrem seu corpo:

"O Papa não teve medo de me abraçar. Enquanto ele me acariciava, eu só sentia seu amor"

Vinicio, durante mais de 30 anos de convivência com sua doença, sentiu pela primeira vez – talvez – um toque de amor. Quando o amor se encarna, ele multiplica toques. Existem pessoas que só precisam de um abraço.

 E mais, nas suas palavras: “O Papa não teve medo de me abraçar”, quando o amor se encarna, perde-se o medo de distribuir amor.
           
 Enquanto Francisco lhe tocava, o homem das dores sentia seu amor.

            E isso muda tudo!
            A maneira como vemos a vida.
            A forma como olhamos o nosso irmão.
            A maneira de interpretar a Bíblia.
            A forma como estendemos as mãos.

   Vinicio, pode – e sejamos bem realistas – nunca receber o milagre tão sonhado, no entanto, ele já recebeu a cura.
           
  Que neste fim de ano, onde celebramos o Amor que se fez criança, não sejamos adeptos de uma espiritualidade empacotada e produzida que só pode ser vivida nesta época do ano; essa espiritualidade de muito céu e pouca terra, de muita transcendência e pouca imanência. Quem acaba desejando se tornar um anjo, acaba perdendo sua humanidade. Então...
           
            Distribua toques,
            Beije,
            Abrace,
            Acolha
            E se permita ser acolhido.
           
           Quando a gente recebe a cura, o milagre é o que menos interessa.

Leia a matéria:



Nenhum comentário:

Postar um comentário