segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Vivendo uma vida com significado

Esse ano pode ser diferente de todos os outros. Pode ser diferente porque você aprendeu mais, errou mais, acertou mais e ganhou mais experiência. Pense se não é verdade que esse ano pode ser realmente diferente de todos os outros. E não quero lhe desanimar ao afirmar que nesse ano, você errará mais, acertará mais e terá outras experiências. Bem vindo à vida!

O sábio no livro de Eclesiastes entendeu que a vida não passa de uma sucessão de fatos sem sentido. “O que foi será novamente. O que aconteceu acontecerá de novo. Não há nada novo no mundo” (Eclesiastes 1.9). No entanto, o que a grande maioria das pessoas precisa para sair dessa rotina, é dar um sentido a vida.

Tudo muda quando damos um significado à nossa existência. Tudo muda quando adquirimos uma nova maneira de olhar o mundo; tudo muda quando adquirimos uma nova maneira de olhar as pessoas; tudo muda quando adquirimos uma nova percepção do sagrado. Tudo que você precisa é de uma nova cosmovisão. As pessoas estão cansadas de enxergar o mundo com a mesma ótica de sempre. Quando isso acontece, a vida não passa de um tédio.

Jesus nos convida a olhar para Deus na perspectiva de um filho. Para o rabino de Nazaré, esse Deus “inacessível” é Abba (“Paizinho”) – o primeiro vocábulo que uma criança aprende quando balbucia o nome da figura paternaDesse modo, Agostinho estava certo quando afirmou que “Deus é mais íntimo a nós que nós mesmos”. Jesus nos convida a olhar para as pessoas com os olhos da graça – Deus derrama sua graça sobre todos (Mateus 5.45) –, livre de julgamento (Mateus 7.1-5). Para Jesus, inclusive, o meu inimigo deve ser alvo do meu amor (Mateus 5.44). Jesus nos convida a olhar para a vida como quem tem um grande compromisso (Mateus 28.19-20).

Quando nossos olhos são abertos por Deus, então descobrimos que existe uma razão de viver. E isso implica em muita coisa. Tem a ver com a maneira como eu vivo aqui e agora, em todas as dimensões. Sim, esse ano pode ser diferente! E tudo vai depender daquilo que faz mais sentido pra você, ou melhor, daquilo que você vai realmente dar um novo significado. 

A minha oração não pode ser outra se não que a sua escolha seja olhar para o mundo com os olhos de Cristo; acredite, persevere (lembra que eu disse sobre errar mais e acertar mais e ganhar mais experiência?), a graça do Senhor está sobre a sua vida. Você agora tem um alvo, e no fim do caminho existe uma cruz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário